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Galak, Eduardo: “‘El principio del fin. Las políticas y memorias de la educación en la última dictadura militar (1976-1983)’: Argentina en perspectiva”, en Educar em Revista, ISSN: 0104-4060, Editorial de la Universidade Federal do Paraná, Brasil, Vol. 1, nº 51, pp. 303-308, 2014.

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O livro El principio del fin. Políticas y memorias de la educación en la última dictadura militar (1976-1983) de Pablo Pineau, Marcelo Mariño, Nicolás Arata e Belén Mercado foi publicado em 2006 para marcar o trigésimo aniversário do golpe cívico-militar argentino que resultou em uma das ditaduras mais cruéis da América Latina. Escrevo estas linhas pouco tempo depois da comemoração dos 30 anos do retorno da democracia na Argentina e algumas semanas após a descoberta de uma série de documentos das Juntas Militares, classificados como “secretos”, nos quais pessoas vinculadas à cultura são rotuladas “marxistas” ou potencialmente subversivas, entre artistas, jornalistas, escritores, e principalmente professores. De alguma forma estas linhas, bem como o livro revisto e este dossiê no qual estão incluídos, mostram que a relação entre educação e ditadura ainda está viva, que não é parte de um passado perdido na história senão um presente que ainda não curou as profundas feridas históricas.

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